domingo, 11 de março de 2012

Iogurte de Framboesa


A minha primeira aventura no mundo dos iogurtes caseiros correu muito bem. ;) Mas receio que os iogurtes não durem muito tempo cá em casa, de tão bons que são! Já tenho mais ingredientes preparados para preparar novos sabores.






Para 7 copos de 200ml:
  • 900 ml de leite (usei meio gordo)
  • 1 iogurte natural (eu coloquei 2 para ficar mais espesso)
  • 125g de framboesas
  • 120g de açúcar
  • 2 c. (sopa) de leite em pó

Regra nº 1 dos iogurtes naturais - não colocar fruta fresca, senão os iogurtes talham. Assim sendo: começamos por cozinhar as framboesas, colocando-as num num tacho com cerca de metade do açúcar, mexendo até engrossar. Deixamos a cozinhar cerca de 5 minutos. Depois picamos as framboesas bem picadas com a varinha mágica até obter um preparado homogéneo com o mínimo de graínhas. Reservamos até arrefecer completamente. Para arrefecer mais rápido coloquei no congelador 2 minutos, mas podemos esperar ou fazer este passo previamente.
De seguida, passamos ao iogurte propriamente dito. Misturamos o leite (morno ou  à temperatura ambiente) com o açúcar, o leite em pó e o iogurte natural. Depois juntamos as framboesas e misturamos bem. Para ficar bem homogéneo misturei tudo com a batedeira.
A seguir distribuímos o preparado pelos copos de iogurte e levamos à iogurteira cerca de 10 horas.  Por fim colocamos no frigorífico pelo menos 5 horas. 
E já está!

Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuscos...