quarta-feira, 7 de março de 2012

Canelones de espinafres

Um dos pratos que adoro e que faço várias vezes são os Canelones de Espinafres.
Já faço a receita há uns bons anos. Quando a fiz pela primeira vez tive medo que fosse demasiado "vegetariana" e faltasse algum sabor, mas não. É muito saborosa, leve, saudável e baratinha ;) Um óptimo prato para o jantar, como foi o caso de hoje.

O molho de tomate é simples, mas muito saboroso e uma óptima base para qualquer prato italiano.


Ingredientes:

Recheio
500g de espinafres
1 cenoura
Azeite
sal e pimenta
noz moscada
200g de requeijão

Molho
1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite
1kg de tomate maduro
1 haste de mangericão
10 canelones
Queijo ralado para polvilhar
sal e pimenta

Cozer os espinafres  com a cenoura.

Enquanto os espinafres estão a cozer, fazemos o molho de tomate. Picar uma cebola e os alhos e refogá-los com azeite num tacho pequeno. Juntar o tomate picado em pequenos pedaços. Refogar de novo e juntar o mangericão picado, sal e pimenta.Tapar o tacho e apurar em lume brando, durante 20 minutos, mexendo várias vezes (se necessário juntar água).

Depois de os espinafres e a cenoura estarem cozidos, espremê-los, de modo a retirar o excesso de água e picar tudo bem picadinho.

Colocar numa frigideira grande azeite para refogar. Colocar o requeijão no azeite e mexer até este se começar a desfazer. Misturar o preparado de espinafres e cenoura picada, temperar com sal, pimenta e noz moscada. Quando o preparado tiver vem envolvido, desligar.

Rechear os canelones (atenção que há canelones que precisam de cozer antes) com o preparado de espinafres e colocar num pirex.

Regar os canelones com o molho de tomate e polvilhar com queijo ralado.

Por fim, levar ao forno até estar cozinhado. No caso de canelones que já foram cozidos previamente, basta gratinar um pouco o queijo.





Bom proveito!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuscos...