quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sementes de chia - o meu aliado!


Este é o meu aliado dos últimos tempos: sementes de chia.



Costumo usá-las especialmente nos iogurtes, mas também uso nas saladas, no pão caseiro e até na sopa, inclusive do meu filhote.

As sementes de chia são um superalimento e é dos alimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo! Têm mais cálcio do que o leite, mais fibra do que o farelo de aveia e mais Ómega 3 do que o salmão.

Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tenha conhecimento até à data. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite gordo.
A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a resistência contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias. O óleo de chia é rico em antioxidantes naturais, impedindo a oxidação das gorduras, razão pela qual os ácidos gordos ómega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.

Razões para consumir chia:
  • São nutritivas

Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
  • São energizantes

Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.
  • Reduzem a vontade de petiscar

Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.
  • São de fácil digestão

Ao contrário das sementes de linho, não há necessidade de serem cozinhadas antes de serem ingeridas.
O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.
  • São versáteis e fáceis de usar

Poderá comer as sementes directamente, de forma simples, ou adicioná-las à sua bebida favorita, cereais ou saladas.


Fonte: http://www.celeiro-dieta.pt/index.php?id=95&t=229


Fica aqui a dica!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuscos...